sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Eutanasia

Estava aqui de volta da minha lista de sites diários quando reparei que no Forum Enfermagem havia um artigo da revista Sinais Vitais n.º 69, relativo à eutanasia.

No desenvolvimento do artigo vem o seguinte:
No decorrer do ensino clínico que realizei numa unidade de cuidados intensivos de neonatologia vi-me confrontada com uma situação em que estava subjacente a questão da eutanásia. Um recém- nascido prematuro com 23 semanas de gestação e aproximadamente 600gr. de peso estava conectado a um ventilador de alta pressão (destinado a manter uma expansão contínua do pulmão e fazer frequências de 60 a 150 ciclos por minuto), tendo sido detectadas para além duma insuficiência renal grave, uma hemorragia intraventricular de grau III e uma destruição acentuada do parênquima cerebral. O seu prognóstico era, portanto, extremamente reservado e segundo a opinião da equipa médica as hipóteses de sobrevivência seriam nulas. O desespero dos pais tornou-se insustentável visto que já haviam passado por uma situação semelhante com outro filho que, infelizmente, não sobreviveu. Com o passar dos dias a situação agravou-se e a angústia dos pais redobrou. Pediram então à equipa médica que terminasse com o sofrimento da criança e a desconectassem do ventilador, suspendendo também a prestação de cuidados. No entanto a equipa médica não aceitou esta decisão e a equipa de enfermagem recusou-se a deixar de prestar cuidados de conforto ao recém-nascido.

Eutanásia - Direito a Viver/Direito a Morrer

O caso em questão trata de um recém nascido, normalmente quando falamos em Eutanásia remetemos imediatamente para situações de pessoas adultas/idosas em fase terminal.

Devo dizer que sou contra o excesso de intervencionismo médico, e acho sinceramente que é tão grave assassinar alguém como é grave manter alguém vivo e em sofrimento, sendo essa uma forma de tortura.

Não consigo dizer ao certo se sou a favor ou contra a eutanásia, acho que cada situação é uma situação pelo que tudo deve ser bastante bem avaliado, no entanto penso que cada um deveria ser livre de decidir sobre a sua vida.

Esteve para aprovação recentemente o "Testamento Vital" que permite às pessoas, durante o seu estado de lucidez, definirem os cuidados e tratamentos que querem ou não receber em caso de doença que os impeça de o fazer.

Não tenho grande conclusão para deixar em relação a este tema, só queria mesmo deixar a nota para o artigo que julgo ser bastante interessante.


Sem comentários:

Enviar um comentário